Covid-19

COVID-19

Dengue

PORTAL DA
DENGUE

X

Sa?de

Semana do Aleitamento Materno destaca benef?cios para vida toda

Terça-feira, 05 de agosto de 2014


Ouvir matéria

Entre os dias 1º e 7 de agosto é celebrada a Semana Mundial de Aleitamento Materno, que este ano tem como destaque os benefícios da amamentação para as mães e crianças durante toda a vida. A campanha tem enfoque na importância de promover e apoiar o aleitamento materno para alcançar um dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, que é a redução da mortalidade infantil. 

De acordo com a coordenadora da Divisão de Atenção à Saúde da Criança e do Adolescente, Tatiana Gomara Neves, a Rede Mãe Paranaense incentiva o aleitamento materno porque é essencial para o crescimento saudável da criança. “O bebê que mama tem um melhor desenvolvimento da fala e a sucção do leite materno faz com que os dentes fiquem melhor posicionados no futuro, isso quando não é usado outro tipo de bico, como mamadeiras e chupetas”, explica. Outro benefício do aleitamento é a redução da incidência de alergias e outras doenças, porque o leite materno tem anticorpos naturais.

No entanto, Tatiana observa que a mãe precisa ter alguns cuidados na hora da amamentação, como a posição correta da criança. “Se o bebê não abocanhar a parte correta da mama, a produção de leite pode ter complicações. Assim como a mãe não deve sentir dor na hora de amamentar; caso isso aconteça, ela deve procurar um profissional de saúde para orientá-la”, destaca.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) orienta que a amamentação seja substituída gradativamente por outros alimentos, a partir do sexto mês de vida do bebê. No entanto, a recomendação é de que o aleitamento materno perdure até os dois anos ou mais. 

Caso a mulher tenha problemas com a produção de leite, ela pode procurar um dos bancos de leite humano existentes no Estado, sendo todos eles disponíveis para a população. Confira aqui os bancos de leite humano no Paraná.

http://producao.redeblh.icict.fiocruz.br/portal_blh/enderecos.php?regiao=sul&idt_estado=16&lista_blh=sim

WEBCONFERÊNCIA – Na segunda-feira (4), a Secretaria estadual da Saúde promove uma webconferência com profissionais de saúde envolvidos com o manejo clínico do aleitamento materno, assim como gestores públicos e privados, prestadores hospitalares e a comunidade 

Os interessados poderão assistir por meio do link webcast.pr.gov.br/sesa/eventos/113. Ou assistir no local (confirmar presença antecipadamente no tel: 41 3330- 4549 ou email: crianca.adolescente@sesa.pr.gov.br), no endereço: Escola de Saúde Pública do Paraná - Rua José Veríssimo, Travessa F, s/n - Bairro Tarumã – Curitiba.

SEMANA – A Semana Mundial de Aleitamento Materno foi criada em 1992 pela Aliança Mundial de Ação Pró-Amamentação e é celebrada anualmente em mais de 120 países. Em comemoração à data haverá, durante toda a semana, ações em praças públicas, seminários e palestras nos municípios paranaenses. A cada ano, a Aliança Mundial define o tema a ser trabalhado durante a primeira semana do mês de agosto, com o lançamento de materiais traduzidos em 14 idiomas.
 

Fonte: Agência Estadual de Notícias

 Veja Também