Covid-19

COVID-19

Dengue

PORTAL DA
DENGUE

X

Prefeitura promove mobilização em apoio à Campanha de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

Sexta-feira, 19 de maio de 2023

Última Modificação: 07/06/2023 14:48:24 | Visualizada 146 vezes


Ouvir matéria

Ontem, 18 de maio, a Prefeitura de Pitangueiras por meio das Secretarias de Educação, Assistência Social, Saúde, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), a Rede de Enfrentamento a Violência às Crianças e aos Adolescentes, o Conselho Tutelar, juntamente com autoridades locais e estudantes engajados promoveram uma mobilização emocionante em prol da Campanha de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

A ação, realizada em parceria com organizações e instituições locais, teve como objetivo principal conscientizar a população sobre a importância de prevenir e combater o abuso sexual infantil, além de oferecer apoio às vítimas e suas famílias. Como parte desse movimento, foi realizado o plantio de flores na entrada da cidade, simbolizando o compromisso e a esperança na proteção das crianças.

A cerimônia teve início pela manhã, com a presença de autoridades do município, representantes da Secretaria de Assistência Social e Educação, profissionais da área da saúde e membros da sociedade civil. Além disso, alunos das escolas locais, que participaram de atividades educativas sobre o tema, estiveram presentes para mostrar seu apoio e comprometimento.

Durante o evento, foram realizados discursos enfatizando a importância de proteger as crianças e combater qualquer forma de abuso sexual. As autoridades destacaram a necessidade de estabelecer uma rede de proteção, composta por profissionais qualificados, para garantir a segurança e o bem-estar das crianças.

O momento mais simbólico da mobilização foi o plantio das flores na entrada da cidade, escolhidas como símbolo da campanha. Cada flor representa uma esperança renovada na proteção das crianças, reforçando a importância de promover um ambiente seguro e acolhedor para elas.

O prefeito da cidade, Sarg. Samuel Teixeira, em seu discurso, ressaltou a responsabilidade de todos os cidadãos em garantir os direitos das crianças e protegê-las de qualquer forma de violência. Ele enfatizou que essa causa é um compromisso coletivo e que o poder público está empenhado em implementar políticas e ações efetivas para prevenir e combater o abuso sexual infantil.

A Presidente do CMDCA, Valquíria, destacou a importância deste momento na sociedade brasileira, compartilhando a história de uma menina de 8 anos, de Vitória (ES), que foi sequestrada, violentada e cruelmente assassinada. Com a repercussão do caso, 18 de maio foi instituído pela Lei nº 9.970/2.000, como Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

A mobilização também contou com a distribuição de materiais informativos, panfletos e cartazes com orientações sobre como identificar sinais de abuso e a quem recorrer em casos de suspeita ou denúncia. A intenção é que esses materiais sejam disseminados por toda a cidade, ampliando o alcance da campanha e proporcionando conhecimento à comunidade. Essa mobilização demonstra a união e o engajamento de todos os setores da sociedade na defesa dos direitos das crianças e na construção de um futuro mais seguro e saudável para elas.

Prefeitura promove mobilização em apoio à Campanha de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes Crédito: Foto: Cristiana Sgorlon
Legenda:

 Galeria de Fotos

 Veja Também