Covid-19

COVID-19

Dengue

PORTAL DA
DENGUE

X

Capacitação sobre Escuta Especializada de Crianças e Adolescentes vítimas de violência ocorre em Pitangueiras

Quarta-feira, 24 de maio de 2023

Última Modificação: 12/06/2023 14:30:23 | Visualizada 72 vezes


Ouvir matéria

No último dia 23 de maio, o Centro de Convivência Público de Pitangueiras foi palco de uma importante capacitação sobre a Escuta Especializada de Crianças e Adolescentes vítimas de violência. O evento, promovido pela Prefeitura de Pitangueiras em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e a cidade de Sabáudia, contou com a renomada formadora Cristina Fukumori.

A iniciativa, que teve como objetivo fornecer conhecimentos e ferramentas para profissionais que atuam diretamente com crianças e adolescentes, reuniu cerca de 30 participantes, entre assistentes sociais, psicólogos, educadores, conselheiros tutelares e representantes de entidades ligadas à proteção da infância e juventude.

Durante a capacitação, Cristina Fukumori, reconhecida especialista na área, abordou diversos temas relacionados à escuta especializada de crianças e adolescentes vítimas de violência, destacando a importância de acolher e dar voz a essas vítimas, respeitando suas particularidades e necessidades específicas.

A formadora enfatizou a necessidade de sensibilidade e empatia no processo de escuta, ressaltando a importância de proporcionar um ambiente seguro e acolhedor para que as vítimas se sintam à vontade para compartilhar suas experiências traumáticas.

Além disso, a capacitação abordou também os aspectos legais e os procedimentos a serem adotados diante de situações de violência contra crianças e adolescentes, buscando instrumentalizar os participantes com as informações necessárias para um atendimento eficiente e eficaz.

A parceria entre a Prefeitura de Pitangueiras, o CMDCA e a cidade de Sabáudia demonstra o compromisso das instituições em promover ações conjuntas para aprimorar o atendimento e a proteção das crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade.

Ao final da capacitação, os participantes puderam compartilhar suas experiências e tirar dúvidas com a formadora Cristina Fukumori, fortalecendo ainda mais a troca de conhecimentos e a construção de uma rede de apoio e cooperação no enfrentamento da violência infantojuvenil.

A iniciativa da Prefeitura de Pitangueiras e do CMDCA em parceria com a cidade de Sabáudia reforça o comprometimento das autoridades locais em oferecer uma formação qualificada aos profissionais que atuam na área da infância e juventude, contribuindo para o aprimoramento dos serviços e a garantia dos direitos das crianças e adolescentes no município.

 Galeria de Fotos

 Veja Também