Covid-19

COVID-19

Dengue

PORTAL DA
DENGUE

X

Pitangueiras recebe Sala do Empreendedor, parceria da AMP e Sebrae/PR

Quarta-feira, 30 de março de 2022

Última Modificação: 13/04/2022 09:19:49 | Visualizada 64 vezes


Ouvir matéria

Foi inaugurada, em março, a Sala do Empreendedor de Pitangueiras, no norte do Paraná. A partir de agora, a cidade conta com atendimento gratuito a microempreendedores individuais (MEI), microempresas e pessoas que desejam empreender. A Sala funciona na sede da Prefeitura, que fica na Avenida Central, 408, de segunda à sexta-feira, das 9h às 11h e 13h30 às 16h.

Por meio da parceria entre Prefeitura de Pitangueiras, a Associação dos Municípios do Paraná (AMP) e o Sebrae/PR, a Sala vai atuar no incentivo e apoio à formalização de novos negócios que se enquadrem na Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, e oferecer orientações, cursos, oficinas e consultorias gratuitas em diversas áreas, como planejamento, plano de negócios, finanças, marketing de vendas e digital.

No total, por meio de parceria construída pelo presidente da AMP e prefeito de Jesuítas, Júnior Weiller, e o superintendente do Sebrae/Pr, Vitor Tioqueta, haverá a instalação de 60 Salas do Empreendedor no Estado em 2022.

O prefeito de Pitangueiras, Samuel Teixeira, destaca a importância da parceria e enfatiza que a cidade já possui muitos empreendedores, mas que ainda não estão formalizados. "Por meio do Sebrae Paraná, vamos dar suporte à formalização. A Sala também será um canal para os microempreendedores se informarem e aprenderem a participar das licitações do município", adianta. Segundo o prefeito, o poder público ainda compra bastante de empresas de fora, pois as que estão instaladas em Pitangueiras desconhecem o processo.

O diretor-executivo da AMP, Lucas Echeverria, informa que o convênio firmado com o Sebrae Paraná será importante para os municípios. "Para os microempreendedores, o projeto propiciará a criação ou ampliação das suas oportunidades de negócios, na medida em que as Salas permitirão que eles recebam todas as orientações técnicas para conduzir seu empreendimento com mais eficiência, atendendo às expectativas do mercado", afirma.

Na avaliação de Echeverria, as Salas serão fundamentais para garantir a geração de empregos, já que as micros e pequenas empresas absorvem a maior parte da força de trabalho. Já para as prefeituras, o projeto resultará na ampliação de receitas, por meio do aumento da arrecadação de impostos, gerando mais recursos para investimentos em todas as áreas, o que é crucial no momento de recuperação dos municípios após a pandemia de Covid-19.

A consultora do Sebrae Paraná, Cinara Tozatti, explica que a Sala terá o papel de fomentar o desenvolvimento local. "A cidade tem vocação para o turismo, com parque aquático, sítios e cachoeiras para visitação. Então, queremos profissionalizar os empreendedores para que Pitangueiras receba com qualidade cada vez mais turistas", afirma.

O espaço também dará apoio e orientação no pagamento da contribuição mensal do MEI, declaração anual, e participação em processos de compras públicas. "Com mais empresas formalizadas, aumentam as chances de a Prefeitura contratar produtos e serviços oferecidos na cidade para que o dinheiro gire dentro de Pitangueiras, gerando emprego e renda", aponta.

Mais informações sobre os serviços da Sala do Empreendedor de Pitangueiras podem ser obtidas pelo telefone (43) 3257-1143. Telefones: (43) 99917-7751 - (41) 3330-5895 (Assessoria de Imprensa Sebrae/Paraná, com Assessoria da AMP).

 Galeria de Fotos

 Veja Também