Covid-19

COVID-19

Dengue

PORTAL DA
DENGUE

X

Castrapet paraná realizou castração gratuita em Pitangueiras

Terça-feira, 25 de outubro de 2022

Última Modificação: 06/12/2022 16:26:28 | Visualizada 101 vezes


Ouvir matéria

No dia 14 de outubro, o município de Pitangueiras recebeu a visita do CastraPet – Programa Permanente de Esterilização de Cães e Gatos. A ação é promovida pela Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo (Sedest), em parceria com os municípios, que realizam o cadastro das famílias beneficiadas. O primeiro ciclo da Castração gratuita aconteceu na Câmara de Vereadores de Pitangueiras das 8h às 14h. A segunda fase tem início previsto para novembro, respeitando os mesmos critérios estabelecidos na fase inicial.

CIRURGIAS - As cirurgias são realizadas dentro do castramóvel, veículo equipado com centro cirúrgico, sala de recuperação, sala de preparo, autoclave, monitor multiparamétrico, entre outros. Antes de realizar o procedimento, é preciso que os tutores respeitem o jejum absoluto (comida e água) dos animais por oito horas. A medida é necessária para que os pets se tornem aptos a passar pelo procedimento com segurança.

SAÚDE ÚNICA – O Programa CastraPet Paraná foi pensado dentro da política de saúde única da Secretaria, visando o bem-estar animal e humano e trabalhando na prevenção de zoonoses envolvendo o meio ambiente. Além de prevenir doenças, como câncer, outro objetivo do programa é evitar o controle desenfreado de nascimento de cães e gatos, o que pode provocar maus-tratos, como abandono dos animais. Após a cirurgia, os tutores recebem a medicação e também são orientados pelos médicos veterinários sobre os cuidados pós-cirúrgicos.

Deixamos aqui registrado os agradecimentos aos Deputados Soldado Adriano José (PP) e Alexandre Curi (PSD).

 Galeria de Fotos

 Veja Também